segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Roma - dia 05

E o dia foi todo dedicado à Ostia Antica (sítio arqueológico). 
A caminhada foi teeeensa até chegarmos na estação Pirâmide (estação de trem, metrô e ônibus), que tem este nome, creio eu, devido à Pirâmide de Céstio que fica em frente a ela, e bem do lado a Porta São Paulo (que parece uma entrada de um castelo medieval). Andamos uns bons 45 minutos pra chegar lá. Pegamos o trem de 11hs. Trem tipo supervia mesmo, rs... E lá fomos nós entrando pelos subúrbios de Roma até chegar na estação Ostia, mesmo nome do sítio arqueológico, região litorânea de mesmo nome. A entrada foi 11 euros para cada. 
Fomos recepcionados e 'guiados' por dois gatinhos peludos e liiiiindo, além de super meigos durante boa parte do caminho. Fiquei apaixonada pelos dois, super fofos e que brincaram e me deixaram pegar no colo, rsrsrs (sou meio suspeita porque amo gatos!).
Novamente gente..... é gigaaaaante.... É uma cidade afinal de contas né! E lá você passeia à vontade no meio de tudo... pode ver de perto, pode tocar. É maravilhoso. a necrópole, as casas, as termas (estavam restaurando um dos mosaicos, muito legal o trabalho dos funcionários). E, por fim, o espaço destinados aos mercadores (assim acreditamos porque ali eram pessoas do mar, de comércio marítimo, por ser região litorânea). O anfiteatro (grande.... sentamos lá no alto... a vista é bonita, o silêncio é encantador!). O tempo de frente para o teatro (o de lá infelizmente só tinha duas colunas de pé) E quando você para para dar uma descansada e admirar o lugar, não tem como não imaginar como era a vida ali, como eram as pessoas, como a cidade funcionava.
Dali, paramos na lanchonete (duas e pouco da tarde, roxos de fome!). Comemos cada um um prato de massa com fanta sabor limão siciliano (25 euros tudo). Claro que entrei na lojinha e compramos coisinhas. O museu fica ao lado com um pequeno acervo de peças da área e um mooooonte de gatinhos lindos e fofos!. dali voltamos tuuuuudo a pé, é claro, para pegar o trem de volta. 
Pegamos trem e metrô na hora do rush, mas quem liga depois de andar horas a fio e estar cansado?! rsrsrsrs.... Tivemos que fazer troca de linha do metrô (que foi super tranquilo, antes de embarcar o guardinha me ensinou o caminho e ainda me deu um mapa do metrô). Fomos da estação Pirâmide, trocando no Termini, para a estação Ottaviano (a do Vaticano e a dez minutos do apartamento). Ainda passeamos ali no entorno... descobrimos lojas legais e os camelôs que fazem a festa de quem quer gastar pouco como nós! Dali voltamos para o apartamento, pois nossos estômagos clamavam por comida e nossos pés por descanso. Fizemos a janta e comemos no apê.











 (fazendo propaganda do livro do Mô :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário