terça-feira, 1 de março de 2016

Livro: Profecia (Resenha)


Dados técnicos:
Autora: S.J. Parris (pseudônimo)
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 320

Sinopse: Outono, 1583. Traidores tramam uma invasão para depor Elizabeth e alçar a rainha católica Maria Stuart ao trono. Ao mesmo tempo, um fenômeno astrológico que supostamente proclama o fim de uma era faz circular em Londres diversas profecias terríveis sobre o futuro, que chegam até a pressagiar a morte da soberana. O filósofo, cientista e monge excomungado Giordano Bruno, perseguido pela Inquisição em Roma, é hóspede na casa do embaixador francês em Londres. Ele trabalha em segredo para o serviço de inteligência de Sua Majestade. Sua tarefa é reunir provas que ajudem a desvendar uma rede de dissidentes católicos. Sua vida de agente duplo exige muita cautela: embora o anfitrião lhe demonstre confiança irrestrita, sua esposa está determinada a seduzir Bruno para descobrir seus segredos. Quando uma dama de honra da rainha é misteriosamente assassinada na corte, o filósofo é arrastado para uma trama ainda mais delicada. Símbolos astrológicos gravados no corpo da jovem levantam suspeitas de magia negra, mas é possível que tudo não passe de uma ardilosa encenação com o objetivo de deixar a população em pânico. A morte de mais uma moça lança Bruno numa sinistra perseguição. Alguém parece estar decidido a executar um sofisticado plano de vingança em nome da religião. Mas quem? Cercado de inimigos numa cidade hostil, ele terá que encontrar a resposta se quiser salvar a própria vida.

Esse é o segundo livro da série (o primeiro é o Heresia - que ainda não li). A autora narra as aventuras do excomungado Giordano Bruno, ex monge e filósofo italiano. A trama é bem narrada, tem ótimo panorama histórico, sem ficar preso a detalhes. 
As conspirações contra  rainha da Inglaterra, os assassinatos e a profecia apocalíptica se mesclam e dão um sabor especial à leitura. É o tipo de livro de dizer "peraí, só mais um capítulo", rs. 
Lerei o Heresia (que procurei, mas está esgotado em várias livrarias, rs). Porém, o Profecia pode ser lido independentemente de ter lido ou não o primeiro volume (que também tem como Giordano Bruno como personagem principal).


Nenhum comentário:

Postar um comentário