segunda-feira, 31 de julho de 2017

Segundo idioma - aprender ou não?

 Já ouviu a famosa frase "você não fala inglês?" ou "pra que você está estudando russo menina?".
Ai paramos para pensar na questão. Na minha opinião aprender um outro idioma não significa ter status, ou ser mais importante ou qualquer outro motivo besta. Na minha opinião aprender um outro idioma aumenta suas chances profissionalmente. 
Quantos porcento da população mundial tem o português como língua nativa? Pouquíssimos, é fato. Infelizmente  o idioma desse mundo louco e globalizado em que vivemos ainda é o inglês (a muitos anos escuto dizer que o Mandarim que vai bombar.... ainda estou esperando para ver). 
Percebo que de um tempo pra cá o inglês nem é tipo como 'diferencial' em um currículo, subentende-se que a pessoa já o domina (ou tem noções para se comunicar). Quando eu terminei meu curso de inglês (alguns muitos anos atrás, rs) o inglês se destacava no currículo. Hoje vão procurar outro idioma além dele. Ahn, tudo bem que dependendo da sua profissão, de sua área de atuação tudo isso pode mudar, mas ainda assim, há a necessidade de noções básicas ao menos.
Há quase 6 anos sou professora desse afamado idioma, e o que mais vejo são pessoas buscando o idioma porque tem que ter, gostando ou não. Isso tem sido bem comum.
Mas ai eu te pergunto: e o idioma que você realmente tem paixão, onde fica? Não o deixe para trás, nunca. Se o inglês é necessidade, o idioma que você gosta pra valer é lazer . 
Não deixe que outras pessoas desdenhem de você só pelo fato de você estar estudando sânscrito (ou qualquer outra língua "menos visada"). Meu conselho é: caia de cabeça!!! Não há nada mais gostoso do que aprender um idioma (ou qualquer outra coisa) que se tenha paixão!
Eu fiz os meus 7 anos de inglês e depois caí dentro da paixão linguística da minha vida: italiano. E ai de quem perguntasse o motivo com aquela cara de nojo, rsrsrs. Minha última tentativa de aprendizado, e digo tentativa porque precisei parar por conta de tempo e $$, foi o árabe. E aí você vai pensar "ai a louca, árabe?" (sei que pensou isso, pode confessar). Digo, sim, árabe. É lindo, a cultura é linda, meus estudos são sobre cultura árabe, fiz dança do ventre por anos... É algo que soa belamente ao meus ouvidos.
Então amores, estudem o danado do inglês pra terem melhores chances profissionais e caiam dentro daquele idioma que você sabe que pode não usar com frequência, mas que você ama!

P.S.: Penso em colocar umas aulinhas básicas de inglês aqui e no youtube, que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário