quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O Poder do Agora - Resenha


 Autor: Eckhart Tolle
Editora: Sextante, 2002
Páginas: 220

E vamos para mais uma resenha? Li este livro por recomendação da minha amiga Carolina Vasconcelos. Comprei no formato ebook, pela Saraiva.
E em um mundo em que se fala em mindfullness, uma busca pelo nosso eu interior e coisas do gênero (o que acredito que esse mundo anda precisando porque né...). Eckhart Tolle nos dá uma luz sobre algumas coisas que podemos fazer e perceber dessa vida louca que levamos hoje em dia. Eis o que consegui captar do seu ensinamento (o texto bem resumido é meu mesmo, rs).

Não deixe que sua mente tome controle de você. Achei também estranho quando li, porque pensei "ué, mas se é a minha mente, eu que controlo ela não?". Pois é, segundo Tolle a mente nos domina com uma enxurrada de pensamentos durante todo o dia. Você nunca se pegou pensando em várias coisas que deveria fazer mesmo que estivesse fazendo outra coisa? Então, é isso que ele quer dizer que a mente nos controla e não o contrário. E ele tem razão.
Quando nós conseguimos interromper um pensamento, ocorre uma interrupção do fluxo mental, fica um espaço de "mente vazia". Conforme praticamos isso, essa interrupção, esses espaços de mente vazia vão ficando mais longos. Dessa forma percebemos o estado de pura consciência.
No estado iluminado (onde aqui ele diz que a Iluminação é o estado de plenitude e paz), continuamos a usar a nossa mente, porém de modo mais focado e eficiente.
Tolle diz que  tempo é uma ilusão. Aposto que você também pensou "quantas ele fumou?". Mas pela forma como ele coloca, sim, o tempo pode ser mesmo uma ilusão. Ele diz que a maioria das pessoas tendem a se prender a 2 tempos: passado e futuro, impedindo assim de sentir e vivenciar o Agora, que é o que de fato importa. 
O passado está lá atrás e não pode ser modificado (não temos uma máquina do tempo não é mesmo?) e o futuro são projeções da nossa mente, onde não necessariamente as coisas irão acontecer. O que ele diz é que devemos apenas tirar lições e aprender com o passado e deixar ele quietinho lá no tempo dele, o próprio passado. E quanto ao futuro, podemos sim fazer planos, mas sem nos prendermos a isso para não gerar frustrações e não vivermos apenas vislumbrando como pode ser o futuro sem que se viva o Agora.
Assim devemos direcionar nossa atenção para o momento presente, este é o que importa. Este é o que vivemos. Avalie o que está sentindo, para onde você direciona o seu pensamento. E se ele está muito distante do momento presente, tente trazê-lo de volta. É um bom exercício. Mantenha a atenção total e plena na atividade que está executando, viva-a.
O poder do Agora é estar totalmente presente e consciente do seu corpo e daquilo que está fazendo. Procure se conectar com seu corpo, com o seu eu interior e buscar paz dentro de si. Relaxar e fazer uma meditação (10 minutinhos do seu dia) ajudam a centrar e tomar consciência de si e a sentir o momento presente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário